Netiqueta
Origem: Wikipédia, a enciclopédia
livre.
Netiqueta (do inglês "network" e "etiquette") é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada
como uma gíria, decorrente da fusão de duas
palavras: o termo inglês net (que significa "rede")
e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais).
Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em
comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão,
etc.1 2 Serve, também, para regrar
condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um
livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de
um texto transcrito, etc).3 4
História
As origens
da Netiqueta são anteriores ao aparecimento da World Wide Web. Já eram usados em métodos
de mensagens tais como Telnet, Usenet, Gopher, Wais, e FTP de
corpos educacionais e de pesquisa denominados Internet traffic. Na
época, era considerado indecente fazer anúncios comerciais e começou a
considerar-se necessário um conjunto comum de regras. O termo
"netiquette" (inglês) já é usado desde 19835 6 .
Regras
Alguns
exemplos de regras:7
·
Evitar enviar mensagens
exclusivamente em maiúsculas, grifos exagerados, ou em HTML.
·
Não usar recursos de
formatação de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em
excesso.
·
Respeitar para ser respeitado
e trate os outros como gostaria de ser tratado.
·
Lembrar-se de que dialogar com
alguém através do computador não isenta das regras comuns da sociedade, por
exemplo, o respeito ao próximo.
·
Usar sempre a força das idéias
e dos argumentos. Nunca responder com palavrões.
·
Apesar de compartilhar apenas
virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação.
·
Evitar enviar mensagens curtas
em várias linhas.
·
Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas é preciso usar um mínimo
de pontuação. Ler um
texto sem pontuação, principalmente quando é grande, gera desconforto, e, além
disso, as chances dele ser mal interpretado são
muitas.
·
Evitar escrever em outra
língua quando não solicitado.
·
Evitar ser arrogante ou inconveniente.
·
Não interromper o assunto
tratado pela outra pessoa.
·
Evitar ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas
do gênero.
·
Usar a funcionalidade de se
auto-determinar um status ou estado
como away, ou ausente, se possível.
·
Procurar ser o mais claro
possível para não gerar confusão.
·
Não sair do mensageiro sem se
despedir da pessoa com quem está "falando".
·
Em fóruns e listas de discussão,
deixar o papel de moderador para o próprio moderador.
·
Em textos muito longos, deixar
uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o.
·
Dependendo do destinatário de
seu texto, evitar o uso de acrônimos e do internetês.
·
Não copiar textos de sites ou
qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e
sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando
utilizá-las.
Para concluir vamos visualizar o vídeo a seguir clicando no link abaixo :
Para concluir vamos visualizar o vídeo a seguir clicando no link abaixo :
Miliane, precisamos criar as páginas e colocar seu vídeo mais visível, lembre-se de pedir meu auxílio na próxima aula. Vamos em frente! Beijinhos.
ResponderExcluir